Vegetarianos

ImageExistem aquelas pessoas que são vegetarianos, e que cortam somente as carnes de suas refeições, até aqueles que controlam além do que vai em seu prato, até o que entra no guarda roupa.
Na verdade, a pessoas é classificada como vegetariana, quando elimina de sua refeição os alimentos de origem animal.
Os motivos para seguirem este tipo de vida, são variados, indo desde a consciência ecológica, até à pretensão de uma dieta mais saudável.
Tendo sua alimentação baseada em frutas, legumes, verduras, grãos, sementes, cereais, os vegetarianos se dividem em quatro grupos.
Vegetarianos estritos
São os indivíduos que não consomem nenhum tipo de alimento obtidos através de animais, em outras palavras, nada de carnes, embutidos, manteiga, leite, mel e derivados.
Ovo-lacto vegetarianos
Neste grupo estão as pessoas que restringem as carnes, mas consomem ovos, leite e derivados.
Ovo vegetarianos
Aqui essas pessoas consomem ovos, mas restringem a ingestão de carnes, leite e derivados.
Veganos
Este grupo, além de restringirem alimentos como carnes, leite e derivados, vão mais além, não consomem nenhum tipo de produto que tenha a participação de animais na produção, como roupas e produtos de higiene.
Os benefícios e os malefícios destas pessoas, que restringem de alguma maneira sua alimentação ainda é muito discutido, principalmente se são os vegetarianos estritos.
Os pontos que mais chamam atenção e devem ser sempre controlados são em relação aos nutrientes que são fornecidos pelos alimentos que eles restringem.
Por exemplo, a falta de nutrientes como cálcio, ferro, zinco e vitamina B12, que são os principais nutrientes contidos nos alimentos de origem animal, podem levar ao desenvolvimento de anemias, e a osteoporose em idade avançada.
As doses recomendadas de cálcio diariamente correspondem à cerca de 2,5 g por dia, a de ferro, precisa somar aproximadamente 45 miligramas diário.
A quantidade de zinco deve ser de 40 miligramas e de vitamina B12 devem corresponder à 2,4 microgramas por dia.
Independente de fazer parte ou não de um desses grupos que citamos, qualquer pessoa pode sofrer com problemas se não tiver um cardápio balanceado, apresentando deficiências de nutrientes.
A dica que todas as pessoas devem seguir independente de que tipo de alimentação segue, é conhecer todas as tendências alimentares e ficar atenta as recomendações sobre a ingestão de cada nutriente.