Chai indiano e seus benefícios

ImageNa verdade, a pronúncia correta do chai, é tchai, de origem indiana, de uns tempos para cá, se tornou uma bebida muito popular entre os brasileiros.
Muito também por causa da novela "Caminho das Índias", ou fui somente eu, que fiquei com vontade de provar aquela bebida que os personagens tomam com tanto gosto?
De tão populares que ficaram, em alguns restaurantes, além do café e suas variações, trazem no cardápio o chá.
Na Índia o chai é consumido várias vezes ao dia, como se fosse o cafézinho que tomamos no Brasil, a qualquer hora ou lugar.
A receita pode variar de acordo com a região ou a família, mas a base principal é a mesma, ou seja, chá preto, leite e uma mistura de especiarias, como gengibre e canela.
Não tem desculpas para você não experimentar o chai, já que o preparo do mesmo não exige nenhum ritual específico, e deve ser servido quente.
As pessoas que consomem o chai com frequência, está proporcionando ao organismo muitos benefícios, como por exemplo, ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço, e até conseguem diminuir a fome, caso esteja fora de controle.
O leite que também faz parte da composição do chai, é uma fonte de energia, minerais e vitaminas de extrema importância para nosso organismo.
Como é o típico alimento rico em cálcio, que é fundamental para a formação e manutenção dos ossos.
Na verdade o acúmulo desse nutriente no organismo reduz o risco de desenvolver doenças como a osteoporose e a artrite.
Já o chá preto é rico em substâncias que chamamos de polifenóis, que são antioxidantes, além de contribuir para a saúde do coração, e se torna um poderoso aliado para a memória.
O gengibre que também faz parte da composição do chai, assume multiplas funções como ação antibactericida, desintoxicante, afrodisíaca, e ainda consegue ajudar na melhora no desempenho dos sistemas respiratórios, digestivos e circulatórios.
E por fim a canela, que dentro do conjunto de componentes também é importante já que além de ser considerada digestiva e antioxidante, ainda ajuda à prevenir a osteoporose, ajuda também à controlar a pressão sanguínea e alivia os sintomas da menopausa.
Bem diante de todos esses benefícios, acho que não custa nada começar a introduzir este cházinho indiano em seu dia a dia.
Quem tem à ganhar com isso é só você, e seu organismo com certeza agradecerá.