Antes de mais nada temos que entender o que é a toxina botulínica, por definição ela é um paralizante produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que é a causadora do botulismo.
Sua principal ação é bloquear a liberação do neurotransmissor acetilcolina, que por sua vez é responsável pela contração muscular, secreção salivar e das glândulas sudoríparas.
Aproveitando esta propriedade a toxina botulínica passou a ser usada em tratamentos estéticos desde 1992.
A princípio o tratamento feito com a toxina se restringia à rugas de expressão, mas com o avanço da tecnologia, esses mesmos tratamentos ganharam novas formas de aplicação com resultados mais próximo do natural, claro que isso sem exagerar.
Como qualquer outro tratamento deve ser aplicado com seriedade e por profissionais responsáveis e capacitados.
Hoje em dia a aplicação da toxina não se restringe somente aos pontos conhecidos como linhas de expressão da testa, entre as sobrancelhas e na lateral dos olhos, os famosos "pés de galinha", mas está sendo usada em novos pontos.
Por isso preste atenção nos lugares "novos" que passam a receber a toxina.
Efeito Lifting
Neste caso são aplicados nos pontos que promovem um levantamento das regiões laterais do rosto, aqui é indicado nos casos de perda de contorno facial e flacidez leve a moderada do pescoço.
Na linha do osso mandibular, ocorre a inserção do plastima que é o músculo mais importante do pescoço.
Linhas do sorriso
Existem pontos no músculo risório que podem receber a toxina minimizando as linhas que se formam nas regiões laterais na face quando se sorri.
Bunny Lines
Ou "nariz de coelho" onde existem pontos que podem ser aplicados nessa região, proporcionando uma melhora das linhas que aparecem no nariz, principalmente durante o sorriso.
Linhas em volta dos lábios
Aqui alguns pontos na região em volta dos lábios podem receber a toxina para suavizar as linhas que surgem, principalmente das pessoas que possuem o hábito de fumar.
Além disso esse pontos auxiliam também a "everter" os lábios, dando a impressão que os mesmos aumentaram.
Sorriso gengival
Aqui a toxina pode ser aplicada em um ponto de cada lado do nariz proporcionando uma melhora importante no sorriso gengival.
De acordo com médicos especialistas a toxina pode ser aplicada a cada 4 à 6 meses, variando de indivíduo para indivíduo, assim previne-se que as rugas se tornem mais profundas.
Lembre-se sempre, antes de se submeter à qualquer tipo de procedimento, o mais importante é procurar um médico responsável e capacitado para a aplicação da toxina, pois caso contrário os efeitos podem ser prejudiciais.
E por favor nada daquele pensamento "quanto mais melhor".