Mau hálito

ImageUm dos problemas que atinge tanto homens quanto mulheres, independentemente da idade, e que consegue causar um grande desconforto, não só a pessoa, mas a todos que estão ao seu redor, é o terrível mau hálito.

Chamada por halitose, na verdade, é um sintoma que pode ter diversas origens.

No período da manhã, todos nós temos mau hálito, porque enquanto estamos dormindo a produção salivar é menor.

Como consequência da diminuição da produção da saliva, ocorre a descamação da mucosa bucal, o que estimula a proliferação de bactérias que se alimentam da pele solta, e liberam gases com um odor desagradável.
Outro ponto também, que pode ser a origem do mau hálito, é o grande período que ficamos em jejum, pois faz o organismo queimar a gordura corporal, o que também gera odores desagradáveis.
Ao acordar pela manhã, a higiêne bucal e o simples café da manhã, geralmente costumam resolver o problema.

Se mesmo assim, o odor desagradável persistir, pode ser que sua escovação não esteja sendo feita da maneira correta, já que o acúmulo de alimentos na boca, leva à formação de uma camada branca sobre a lingua, e placa bacteriana sobre os dentes.

Agora se o mau hálito, for crônico, neste caso a origem do problema, necessita de uma maior atenção.

Na verdade, caso o odor for uma coisa que não te larga, a origem pode também ser diversas, como por exemplo, doenças da orofaringe, bronco-pulmonares, hepáticas, diabetes, fumo, falta de vitaminas A e D, cáries profundas, sinusite, rinite, doença periodontal (afeta gengivas e ossos de base dos dentes), entre outras.

Para se previnir do mau hálito, atitudes simples, podem lhe ajudar.

Por isso, vale reforçar a importância de uma boa higienização bucal, que não é só uso de uma escova de dente, aplicada de maneira correta, e do fio dental, mas uma perfeita limpeza do dorso da língua.

As pessoas que possuem tendência ao mau hálito devem evitar, por exemplo, comidas gordurosas, frituras e produtos com cheiro forte, bem como bebidas alcoólicas e cigarro.

Já as pessoas com anomalias dentofaciais que apresentem problemas de dentes apinhados, impossibilitando a passagem de fio dental, também costumam ser vítimas frequentes da halitose.

Portanto não existe nenhum motivo para que você se sinta mal, com tamanho desconforto.